Passo 1: Organize o projeto

Passo 2: Estatuto Geral das Ligas Acadêmicas

Após a refletir sobre os itens do passo 1 você deve acessar o Estatuto Geral das Ligas Acadêmicas formulado pela COOPEX da FAG e ler as regras aplicadas a todas as ligas acadêmicas.Fique atento principalmente ao tópico 6 – Encaminhamento Metodológico pois ele contém informações mais específicas sobre todo o processo de fundação e funcionamento das ligas!Antes de preparar todos os documentos também é importante levar em conta alguns detalhes que normalmente os acadêmicos deixam passar quando estão fundando ligas acadêmicas:– A nova liga deve possuir tema próprio, não abordado por outra liga já existente;– A nova liga deve ser orientada por um professor vinculado à FAG;– O número máximo de membros será decidido pelo orientador, levando em conta a disponibilidade de vagas e tamanho do espaço disponível para realização das atividades práticas e teóricas;– O numero de acadêmicos fundadores de uma liga não pode ultrapassar 4 membros;– A liga deve realizar seleção de novos membros mesmo em seu primeiro semestre de atividade;– A liga deve se atentar às datas no edital, pois deve haver pelo menos 7 dias entre a data de divulgação do edital e a prova de seleção;– É obrigatória a participação da nova liga na reunião de apresentação das ligas acadêmicas realizada todo o início de semestre.

Passo 3: Elaborar os documentos de regularização

Após a leitura do Estatuto Geral você deve ter percebido que as atividades das ligas acadêmicas são semestrais, dessa forma, no início de todo semestre a Coordenação de Ligas do CAMERA irá avisar sobre as datas de envio dos documentos de abertura de novas ligas e regularização de ligas já existentes. Para as novas ligas é necessária a elaboração dos seguintes documentos:– Estatuto Interno da Liga, que irá dispor sobre a organização específica de cada liga e deverá responder as perguntas formuladas no passo 1;– Cronograma de Atividades, que deve conter a data dos encontros ao longo do semestre, bem como as atividades que serão realizadas, auxiliando na organização e programação dos membros;– Edital de Seleção, contendo todas as informações relevantes para os possíveis novos membros da liga;– Formulário Inicial para Projetos de Extensão da COOPEX, que contém as informações da liga que serão repassadas à FAG para posterior emissão de certificado de horas em atividades complementares;– Formulário das Novas Ligas para o site do CA, que deve conter as informações da liga que serão mostradas no site do CAMERA na seção das ligas regulares. Todos os documentos devem ser protocolados perante a Coordenação de Ligas pelo e-mail ligas@medfag.comFique tranquilo pois oferecemos um modelo padrão dos documentos indispensáveis que já está de acordo com o Estatuo Geral. Assim, basta preencher os espaços em amarelo trocando as informações marcadas com XXXX pelas informações da sua liga. Se preferir, a liga poderá redigir um estatuto diferente, desde que esteja dentro dos padrões exigidos pelo Estatuto Geral da COOPEX.

Passo 4: Aguardar a liberação pela Coordenação de Medicina e COOPEX

A Coordenação de Ligas do CAMERA é responsável pela revisão de todos documentos protocolados. Entretanto, a Coordenação do Curso de Medicina e a COOPEX são os responsáveis por deliberar sobre a aprovação da liga, levando em conta principalmente o Tema e Orientador da liga quando toda a documentação está correta.

Passo 5: Participação na Reunião das Ligas Acadêmicas

Todas as ligas devem semestralmente participar da Reunião Semestral de Apresentação das Ligas Acadêmicas organizada pela Coordenação de Ligas do CA. Nessa reunião o CA irá tirar todas as dúvidas e ouvir o feedback semestral das atividades das ligas. A presença de um representante de cada liga é obrigatória pois nesse durante esse evento também ocorre a entrega das atas e justificativas pelas ligas já regulares. Mas não se preocupe, já falaremos sobre esse assunto no Passo 12.

Parabéns! Se você chegou até esse passo, sua liga já está ativa e pronta para realizar suas primeiras atividades!

Passo 6: Aguardar a divulgação do Edital de Seleção

Todas as ligas devem semestralmente abrir pelo menos uma vaga para novo ligante, inclusive a sua liga, mesmo no primeiro semestre de atividades. Entretanto, a divulgação dos editais de todas as ligas ocorre simultaneamente pelo CAMERA em uma mesma data para que todas as ligas tenham a mesma visibilidade! Lembre-se enquanto estiver elaborando o edital que deve haver pelo menos 7 dias entre a data estipulada pelo CA para divulgação e a data que você irá realizar a prova, e também que a prova de todas as ligas ocorrem em uma mesma semana (de segunda à sábado).Não se esqueça de reservar o local da prova! Após a divulgação você deve receber diversos e-mails com inscrições! Lembre-se de confirmar o recebimento destes!

Passo 7: Realizar a Prova de Seleção de Novos Membros

No dia da prova a liga fica encarregada de aplicar a seleção e programe-se para divulgar a lista dos aprovados no site! Esse será nosso principal canal de comunicação com os acadêmicos.

Passo 8: Envio da Relação de Membros Ativos

Após a seleção dos novos membros é necessário protocolar perante a Coordenação de Ligas a lista de todos os membros efetivos que participarão das atividades da liga!É importante lembrar que cada acadêmico pode participar de no máximo 2 ligas ao mesmo tempo, de forma que os membros que estiverem em 3 ou mais relações serão desligados de uma liga.

Início das Atividades! Ufa! Se você sobreviveu à toda essa burocracia, sua liga está finalmente pronta para iniciar as atividades de ensino, pesquisa e extensão!

Passo 9: Registro das atividades

Toda liga deve possuir um Livro Ata para registrar seus encontros! Cada encontro deve ser descrito em uma página separada e conter a data, local, hora, descrição do tema e palestrante do dia. Logo abaixo dessas descrições deverão constar as assinaturas dos membros presentes, numerados e em linhas separadas. No final o presidente deve fechar a lista de presença com um risco, impedindo que outros membros assinem a ata posteriormente, e deve também rubricar. Se a sua liga também tem atividades práticas, vocês devem ter uma ata separada para registro dessas.

Passo 10: Cadastro no evento da liga

Durante o semestre a Coordenação de Ligas irá enviar à diretoria de todas as ligas um link da COOPEX. Esse link consiste no evento da liga e nele serão lançadas as horas em atividade complementares. É muito importante que você repasse esse link à todos os membros, pois aqueles que não estiverem cadastrados na liga não receberão certificados! Por isso fique atento ao e-mail da liga para o recebimento do link e aos prazos para cadastro dos membros!

Passo 11: Contagem de presenças e justificativas

No final de cada semestre, a diretoria de todas as ligas deve realizar a contagem das presenças dos membros em documento próprio disponibilizado pelo CAMERA. A contagem deve levar em consideração que cada encontro teórico tem validade de 4 horas semanais e as atividades práticas tem a validade das horas efetivamente praticadas até o limite de 6 horas semanais!

É importante que você sempre lembre que, por determinação da COOPEX, apenas os membros com presença superior a 75% receberão certificado de horas em atividades complementares. O membros que não obtiver pelo menos 75% de presença além de não receber certificado serão automaticamente excluído das atividades da liga, podendo retornar apenas se aprovado em nova prova de seleção. O Modelo do Relatório de Presenças pode ser acessado aqui.

Passo 12: Encerramento anual

Finalizada a contagem a liga deve, na Reunião Semestral de Apresentação das Ligas Acadêmicas, entregar sua Ata completa, juntamente com o relatório de presença e justificativas. A Coordenação de Ligas irá verificar se o relatório está correto e lançar no Sistema COOPEX as horas para os alunos que alcançarem 75% de presença. Lembre-se do passo 9, em que membros com menos de 75% de presença não receberão cerificação e serão automaticamente desligados pelo CA! Após a verificação o CA devolverá as Atas e, após a liberação da COOPEX, os certificados serão emitidos Online pelo site da FAG.Recomendamos que todos os acadêmicos baixem seus certificados para evitar que possíveis erros no sistema impossibilitem o acesso.

Parabéns!
Você encerrou o semestre com sucesso!

Passo 1: Organize o projeto

Em primeiro lugar você deve organizar as informações do projeto.

Qual é o tema da liga? Já existe alguma outra liga na FAG com esse tema? Qual é o propósito da liga? Qual é o público alvo? Quem será o professor orientador? As atividades serão apenas teóricas ou também práticas? Os encontros serão semanais ou quinzenais? Como serão organizados os encontros? Aonde ocorrerão as reuniões? Qual será a periodicidade das atividades? Quantos integrantes farão parte? Qual o período mínimo para ingresso? Como será a prova de seleção? Qual é a bibliografia para estudo? Como será feito o contato com a liga?

Evite começar um projeto de uma Liga com um tem que já existe! Organizando todas essas informações você terá uma boa ideia de como a liga irá funcionar e perceber o quão grande é a responsabilidade de fundar uma liga acadêmica!

Passo 2: Estatuto Geral das Ligas Acadêmicas

Após a refletir sobre os itens do passo 1 você deve acessar o Estatuto Geral das Ligas Acadêmicas formulado pela COOPEX da FAG e ler as regras aplicadas a todas as ligas acadêmicas.Fique atento principalmente ao tópico 6 – Encaminhamento Metodológico pois ele contém informações mais específicas sobre todo o processo de fundação e funcionamento das ligas!Antes de preparar todos os documentos também é importante levar em conta alguns detalhes que normalmente os acadêmicos deixam passar quando estão fundando ligas acadêmicas:– A nova liga deve possuir tema próprio, não abordado por outra liga já existente;– A nova liga deve ser orientada por um professor vinculado à FAG;– O número máximo de membros será decidido pelo orientador, levando em conta a disponibilidade de vagas e tamanho do espaço disponível para realização das atividades práticas e teóricas;– O numero de acadêmicos fundadores de uma liga não pode ultrapassar 4 membros;– A liga deve realizar seleção de novos membros mesmo em seu primeiro semestre de atividade;– A liga deve se atentar às datas no edital, pois deve haver pelo menos 7 dias entre a data de divulgação do edital e a prova de seleção;– É obrigatória a participação da nova liga na reunião de apresentação das ligas acadêmicas realizada todo o início de semestre.

Passo 3: Elaborar os documentos de regularização

Após a leitura do Estatuto Geral você deve ter percebido que as atividades das ligas acadêmicas são semestrais, dessa forma, no início de todo semestre a Coordenação de Ligas do CAMERA irá avisar sobre as datas de envio dos documentos de abertura de novas ligas e regularização de ligas já existentes. Para as novas ligas é necessária a elaboração dos seguintes documentos:– Estatuto Interno da Liga, que irá dispor sobre a organização específica de cada liga e deverá responder as perguntas formuladas no passo 1;– Cronograma de Atividades, que deve conter a data dos encontros ao longo do semestre, bem como as atividades que serão realizadas, auxiliando na organização e programação dos membros;– Edital de Seleção, contendo todas as informações relevantes para os possíveis novos membros da liga;– Formulário Inicial para Projetos de Extensão da COOPEX, que contém as informações da liga que serão repassadas à FAG para posterior emissão de certificado de horas em atividades complementares;– Formulário das Novas Ligas para o site do CA, que deve conter as informações da liga que serão mostradas no site do CAMERA na seção das ligas regulares. Todos os documentos devem ser protocolados perante a Coordenação de Ligas pelo e-mail ligas@medfag.comFique tranquilo pois oferecemos um modelo padrão dos documentos indispensáveis que já está de acordo com o Estatuo Geral. Assim, basta preencher os espaços em amarelo trocando as informações marcadas com XXXX pelas informações da sua liga. Se preferir, a liga poderá redigir um estatuto diferente, desde que esteja dentro dos padrões exigidos pelo Estatuto Geral da COOPEX.

Passo 4: Aguardar a liberação pela Coordenação de Medicina e COOPEX

A Coordenação de Ligas do CAMERA é responsável pela revisão de todos documentos protocolados. Entretanto, a Coordenação do Curso de Medicina e a COOPEX são os responsáveis por deliberar sobre a aprovação da liga, levando em conta principalmente o Tema e Orientador da liga quando toda a documentação está correta.

Passo 5: Participação na Reunião das Ligas Acadêmicas

Todas as ligas devem semestralmente participar da Reunião Semestral de Apresentação das Ligas Acadêmicas organizada pela Coordenação de Ligas do CA. Nessa reunião o CA irá tirar todas as dúvidas e ouvir o feedback semestral das atividades das ligas. A presença de um representante de cada liga é obrigatória pois nesse durante esse evento também ocorre a entrega das atas e justificativas pelas ligas já regulares. Mas não se preocupe, já falaremos sobre esse assunto no Passo 12.

Parabéns! Se você chegou até esse passo, sua liga já está ativa e pronta para realizar suas primeiras atividades!

Passo 6: Aguardar a divulgação do Edital de Seleção

Todas as ligas devem semestralmente abrir pelo menos uma vaga para novo ligante, inclusive a sua liga, mesmo no primeiro semestre de atividades. Entretanto, a divulgação dos editais de todas as ligas ocorre simultaneamente pelo CAMERA em uma mesma data para que todas as ligas tenham a mesma visibilidade! Lembre-se enquanto estiver elaborando o edital que deve haver pelo menos 7 dias entre a data estipulada pelo CA para divulgação e a data que você irá realizar a prova, e também que a prova de todas as ligas ocorrem em uma mesma semana (de segunda à sábado).Não se esqueça de reservar o local da prova! Após a divulgação você deve receber diversos e-mails com inscrições! Lembre-se de confirmar o recebimento destes!

Passo 7: Realizar a Prova de Seleção de Novos Membros

No dia da prova a liga fica encarregada de aplicar a seleção e programe-se para divulgar a lista dos aprovados no site! Esse será nosso principal canal de comunicação com os acadêmicos.

Passo 8: Envio da Relação de Membros Ativos

Após a seleção dos novos membros é necessário protocolar perante a Coordenação de Ligas a lista de todos os membros efetivos que participarão das atividades da liga!É importante lembrar que cada acadêmico pode participar de no máximo 2 ligas ao mesmo tempo, de forma que os membros que estiverem em 3 ou mais relações serão desligados de uma liga.

Início das Atividades! Ufa! Se você sobreviveu à toda essa burocracia, sua liga está finalmente pronta para iniciar as atividades de ensino, pesquisa e extensão!

Passo 9: Registro das atividades

Toda liga deve possuir um Livro Ata para registrar seus encontros! Cada encontro deve ser descrito em uma página separada e conter a data, local, hora, descrição do tema e palestrante do dia. Logo abaixo dessas descrições deverão constar as assinaturas dos membros presentes, numerados e em linhas separadas. No final o presidente deve fechar a lista de presença com um risco, impedindo que outros membros assinem a ata posteriormente, e deve também rubricar. Se a sua liga também tem atividades práticas, vocês devem ter uma ata separada para registro dessas.

Passo 10: Cadastro no evento da liga

Durante o semestre a Coordenação de Ligas irá enviar à diretoria de todas as ligas um link da COOPEX. Esse link consiste no evento da liga e nele serão lançadas as horas em atividade complementares. É muito importante que você repasse esse link à todos os membros, pois aqueles que não estiverem cadastrados na liga não receberão certificados! Por isso fique atento ao e-mail da liga para o recebimento do link e aos prazos para cadastro dos membros!

Passo 11: Contagem de presenças e justificativas

No final de cada semestre, a diretoria de todas as ligas deve realizar a contagem das presenças dos membros em documento próprio disponibilizado pelo CAMERA. A contagem deve levar em consideração que cada encontro teórico tem validade de 4 horas semanais e as atividades práticas tem a validade das horas efetivamente praticadas até o limite de 6 horas semanais!

É importante que você sempre lembre que, por determinação da COOPEX, apenas os membros com presença superior a 75% receberão certificado de horas em atividades complementares. O membros que não obtiver pelo menos 75% de presença além de não receber certificado serão automaticamente excluído das atividades da liga, podendo retornar apenas se aprovado em nova prova de seleção. O Modelo do Relatório de Presenças pode ser acessado aqui.

Passo 12: Encerramento anual

Finalizada a contagem a liga deve, na Reunião Semestral de Apresentação das Ligas Acadêmicas, entregar sua Ata completa, juntamente com o relatório de presença e justificativas. A Coordenação de Ligas irá verificar se o relatório está correto e lançar no Sistema COOPEX as horas para os alunos que alcançarem 75% de presença. Lembre-se do passo 9, em que membros com menos de 75% de presença não receberão cerificação e serão automaticamente desligados pelo CA! Após a verificação o CA devolverá as Atas e, após a liberação da COOPEX, os certificados serão emitidos Online pelo site da FAG.Recomendamos que todos os acadêmicos baixem seus certificados para evitar que possíveis erros no sistema impossibilitem o acesso.

Parabéns!
Você encerrou o semestre com sucesso!