CLEV FAG

Conheça aqui tudo sobre a Coordenação Local de Estágios e Vivências da FAG e seus projetos! Siga o CLEV FAG no instagram: @clevfag

➛ O que é o CLEV FAG?

     A Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) da FAG tem por objetivo ajudar na criação, articulação e organização de estágios de vivências, tanto para estudantes de Medicina da instituição, que desejam enriquecer sua formação profissional com experiências em hospital de outra cidade ou de outro país, quanto para alunos de outras universidades do país e do mundo, que desejam conhecer e vivenciar o trabalho do médico e do estudante dentro de outra realidade.

     A CLEV é uma representação local da Coordenação de Estágios e Vivências (CEV) que possibilita, através da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), o intercâmbio de alunos, tanto em nível nacional quanto internacional, proporcionando ao futuro profissional expandir seus saberes técnico-científicos, vivenciar outra realidade social e educacional e conhecer o sistema de saúde de outra região, além de conhecer uma nova cultura e explorar outro idioma.

     A IFMSA é coordenada por e para estudantes de Medicina de forma apartidária, não havendo fins lucrativos. Oficialmente, é reconhecida pelas Nações Unidas como uma Organização Não-Governamental e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um Fórum Internacional com o objetivo de discutir temas relacionados à saúde, à educação e à medicina. A cada ano, mais de 10 mil estudantes participam de intercâmbios clínicos (clerkships), de projetos de pesquisa (research exchange), de programas de saúde pública e de educação médica, além de ajuda a refugiados de guerra.


➛ Como fazer Intercâmbio?

     Um intercâmbio é sempre um meio de conhecer como é a situação da saúde e da cultura de outros locais, além de fazer com que o estudante reflita a respeito da sua própria realidade. A CLEV também é a responsável por fazer a triagem, dentro da sua universidade, dos estudantes interessados em fazer um dos estágios (SCORE, SCOPE ou Estágio Nacional), conferindo os documentos necessários aos alunos para confirmação de sua pontuação, dependente dos editais lançados anualmente, e de sua inscrição, mantendo o estudante inscrito informado a respeito do andamento de todos os processos referentes ao seu interesse de intercâmbio. A partir daí, a CLEV envia uma tabela de pontuação de seus estudantes, bem como os documentos que as comprovam, para a coordenação nacional, sendo esta quem faz a tabela final, com todos os estudantes envolvidos no processo, na qual consta a pontuação, se o estudante foi ou não classificado para o estágio e para qual das suas opções ele foi classificado.



     Os interessados em realizar algum dos intercâmbios oferecidos pela CLEV devem cumprir alguns pré-requisitos (Exchange Conditions), os quais variam de acordo com o país, com a universidade, com a modalidade de intercâmbio e com a área de escolha e incluem, por exemplo, ter cursado uma determinada disciplina ou ter completado um semestre específico do curso . Alcançar a pontuação exigida também é necessário para que o estudante garanta sua vaga – esta pontuação, individual para cada estudante, depende da atuação do estudante como monitor, de sua presença em eventos, de sua participação em ligas e de outras atividades extracurriculares.

 

 



Estágios mais procurados: SCOPE, SCORE e Estágios Nacionais.