Monitorias

Encontre aqui editais, lista de aprovados e todas as informações sobre as monitorias!



2º Período

➛ Monitoria de Anatomia Humana Óssea

A monitora de anatomia óssea tem por objetivo complementar e consolidar o conhecimento adquirido mas aulas teóricas com o processor.

Trata-se de uma monitoria teórico-prática, na qual são apontadas pelos monitores as estruturas e particularidades dos ossos do corpo humano, bem como sua correlação anatômica e funcional com os sistemas nervoso, circulatório e muscular.

A equipe de anatomia óssea é composta por vinte monitores, sendo dois deles supervisores da disciplina. As aulas são semanais, logo após o término da aula teórica ministrada pelo professor.

➛ Monitoria de Biologia Celular

A monitoria Biologia Celular tem como objetivo auxiliar a utilização do microscópio, montagem de lâminas e ensinar sob outro prisma a matéria ministrada em sala de aula sendo teórica e prática. Em média somos 20 monitores práticos e 4 teóricos podendo variar conforme o semestre/necessidade.

As práticas ocorrerem semanalmente nos laboratórios, já as teóricas a frequência e o assunto é decidido em conjunto com a turma, sendo a mesma realizada em sala de aula. O plantão de dúvidas ocorre em grupos de WhatsApp, o qual a turma tem o contato direto com o monitor teórico. Auxiliamos na aplicações de prova e monitoria que ocasionalmente ocorrem para outros cursos.

Para entrar na monitoria de Biologia Celular é necessário a realização de uma prova e que o candidato esteja no 2º período ou posterior.

➛ Monitoria de Fisiologia Humana I

A monitoria de Fisiologia Humana Prática tem como objetivo consolidar o conhecimento que o aluno adquiriu durante sua passagem pela disciplina de Fisiologia Humana, intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades básicas do curso de Medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz relativas ao ensino e permitir o aprofundamento teórico por meio da mediação das práticas acadêmicas desenvolvidas pelos alunos.

Em média são 5 monitores para cada horário de Fisiologia Humana Prática I, sendo cerca de 30 monitores no total.
4 monitores para cada horário de Fisiologia Humana Prática II, sendo cerca de 24 monitores no total. Além disso, a monitoria é semanal, devendo o monitor cumprir três horas semanais no caso da disciplina de Fisiologia Humana Prática I ou duas horas semanais no caso de Fisiologia Humana Prática II. O monitor deve comparecer à monitoria no mesmo horário toda semana.
As monitorias ocorrem nos laboratórios e não funcionam como plantões de dúvidas.
Pode ser solicitado que o monitor, de acordo com sua disponibilidade, auxilie na organização e aplicação das provas da disciplina.

Os monitores devem estar disponíveis durante todo o tempo da aula da disciplina e atentos às atividades realizadas pelos alunos, auxiliando no desenvolvimento da prática e sanando as dúvidas apresentadas pelos acadêmicos.

➛ Monitoria de Histologia Humana

A monitoria de Histologia Humana tem como objetivo orientar os acadêmicos no decorrer das aulas práticas em laboratório, esclarecer possíveis dúvidas referentes ao conteúdo abordado em sala de aula, bem como fazer revisões teóricas regularmente do conteúdo, sendo ela teórica e prática.


Em média, a monitoria prática conta com 4 a 6 monitores e suas atividades são realizadas semanalmente em conjunto com a aula ministrada pela docente. As aulas práticas ocorrem no laboratório de microscopia, já as teóricas acontecem em sala de aula na FAG.

Já a monitoria teórica conta com 2 a 6 monitores e suas atividades são realizadas quinzenalmente ou conforme a necessidade da turma, sendo que os acadêmicos podem tirar suas dúvidas tanto de forma presencial, quanto através do Whatsapp com um monitor, sempre que for preciso.

Os números de celular dos monitores ficam disponíveis para a turma ( você pode encontrá-los procurando os administradores do grupo de Whatsapp: Turma Y Histologia) , e dessa forma, os alunos podem tirar dúvidas individualmente ou entrarem em contato para pedirem uma aula específica ou um tira dúvidas em grupo. Para aqueles que desejam revisar um conteúdo específico como um todo ou tirar dúvida presencialmente sobre qualquer conteúdo, basta se fazer presente na monitoria teórica sobre o assunto, lembrando que a mesma sempre é comunicada com antecedência no grupo de Whatsapp.


Os monitores geralmente aplicam e corrigem as provas da disciplina conforme a necessidade exigida pelo professor.


O aluno deve comparecer na monitoria teórica para sanar suas dúvidas ou entrar em contato com algum monitor se assim desejar.

No final do semestre, se o monitor deu aulas presenciais, seja ela teórica ou prática, seu certificado será emitido com a carga horária correspondente às horas de aula dada.


A monitoria de Histologia Humana não está vinculada a nenhuma liga acadêmica da Fag e os alunos podem realizar a prova de seleção a partir do 2° período, após concluir a disciplina de Histologia Humana I.

3º Período

➛ Monitoria de Anatomia Humana Geral

A monitoria de Anatomia Humana Geral tem como objetivo tirar dúvidas dos alunos, auxiliá-los com o conteúdo dado pelos docentes e orientá-los sobre as provas, tanto a prática como a teórica; podendo ser teórica e prática, dependendo das necessidades dos alunos.

Essa monitoria apresenta subdivisões, isso conforme a grade curricular, assim sendo temos uma subdivisão da monitoria em 2, cada qual auxiliando um docente específico.

Uma divisão:
Participam em média 6 monitores por semestre, sendo a ocorrência da monitoria semanalmente.
Ela pode ocorrer nos laboratórios, com horários fixos ou em sala de aula/laboratório.
Os monitores organizam e auxiliam na aplicação das provas da disciplina, tanto a prática quanto a teórica. Como também a monitoria apresenta três formatos (a depender da necessidade da turma e do docente), sendo eles:
Monitoria prática no laboratório de Anatomia - geralmente dois monitores em cada horário fixo, no qual, eles ficam disponíveis para dúvidas sobre anatomia geral.
Monitoria teórica em sala de aula ou no laboratório.
Monitoria de auxílio ao docente nas aulas práticas.

E outra divisão, em que :
Participam, em média, 18 monitores que se disponibilizam em duplas/trios (a depender da demanda), em horários fixos, no laboratório de Anatomia. O cronograma dos monitores é montado de forma a garantir atendimento aos alunos no maior n° possível de dias da semana, geralmente com pelo menos um horário de 2h de duração por dia, de segunda à sexta, e aos sábados das 7:30 às 11:00h.
Funciona como plantões de dúvidas – os acadêmicos têm total liberdade de ir ao laboratório dentro dos horários preestabelecidos sem necessidade de reserva ou aviso prévio. Durante as monitorias de anatomia, o aluno estuda de forma autônoma dentro do laboratório. O monitor não tem a obrigação de dar uma revisão completa dos assuntos abordados em aula, apenas se ele tiver disponibilidade e quiser. Mas, é de total obrigação do monitor auxiliar os demais alunos em suas dúvidas e fornecer as peças que podem ser disponibilizadas para estudo.
Além disso, caso seja solicitado pelo docente, o monitor, se disponível, poderá auxiliar durante as aulas e/ou aplicação de provas práticas.
O ingresso para a Monitoria de Anatomia Humana Geral pode se dar por qualquer aluno da Medicina que esteja cursando do 2º período em diante e que tenha sido aprovado na Disciplina de Anatomia Humana I.

O processo seletivo se dá a cada semestre a partir da aplicação de uma prova prática, sendo exigido um acerto mínimo de 60% da prova.


Participam em média 6 monitores por semestre, sendo a ocorrência da monitoria semanalmente.


Ela pode ocorrer nos laboratórios, com horários fixos ou em sala de aula/laboratório.


Os monitores organizam e auxiliam na aplicação das provas da disciplina, tanto a prática quanto a teórica. Como também a monitoria apresenta três formatos (a depender da necessidade da turma e da professora), sendo eles:
Monitoria prática no laboratório de Anatomia - geralmente dois monitores em cada horário fixo, no qual, eles ficam disponíveis para dúvidas sobre anatomia geral. Monitoria teórica em sala de aula ou no laboratório.
Monitoria de auxílio à professora nas aulas práticas

➛ Monitoria de Bioquímica

Em breve...

➛ Monitoria de Embriologia Humana

A monitoria de Embriologia tem como objetivo demonstrar o processo de formação do embrião humano, com embasamento prático e teórico.

Nas aulas práticas os cursantes da disciplina observam todas os processos evolutivos do embrião através da microscopia óptica e de lâminas referentes a cada período de desenvolvimento.

Somado a isso, uma revisão teórica é feita durante a monitoria para reforçar o conteúdo administrado em sala pela professora da disciplina.
Atualmente a monitoria ocorre nos Laboratórios de Microscopia da Faculdade Assis Gurgacz e ocorre de maneira quinzenal.

Os 20 monitores são organizados em escalas de horários. Estão disponíveis em laboratório para sanar dúvidas pontuais sobre o conteúdo ensinado no dia, assim como estão aptos a auxiliar na preparação de material para a aula, na aplicação de provas, em monitorias extras da disciplina e também ministrar revisões e plantões de dúvidas para os cursantes da disciplina. A disciplina também oferece monitoria teórica para os alunos de maneira semanal.

A seleção é feita no início de cada semestre letivo e a escolha dos monitores depende da forma avaliativa escolhida entre o professor da disciplina e o monitor supervisor vigente daquele semestre.

➛ Monitoria de Fisiologia Humana II

A monitoria de Fisiologia Humana Prática tem como objetivo consolidar o conhecimento que o aluno adquiriu durante sua passagem pela disciplina de Fisiologia Humana, intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades básicas do curso de Medicina do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz relativas ao ensino e permitir o aprofundamento teórico por meio da mediação das práticas acadêmicas desenvolvidas pelos alunos.

Em média são 5 monitores para cada horário de Fisiologia Humana Prática I, sendo cerca de 30 monitores no total.
4 monitores para cada horário de Fisiologia Humana Prática II, sendo cerca de 24 monitores no total. Além disso, a monitoria é semanal, devendo o monitor cumprir três horas semanais no caso da disciplina de Fisiologia Humana Prática I ou duas horas semanais no caso de Fisiologia Humana Prática II. O monitor deve comparecer à monitoria no mesmo horário toda semana.
As monitorias ocorrem nos laboratórios e não funcionam como plantões de dúvidas.
Pode ser solicitado que o monitor, de acordo com sua disponibilidade, auxilie na organização e aplicação das provas da disciplina.

Os monitores devem estar disponíveis durante todo o tempo da aula da disciplina e atentos às atividades realizadas pelos alunos, auxiliando no desenvolvimento da prática e sanando as dúvidas apresentadas pelos acadêmicos.

➛ Monitoria de Genética

A monitoria de Genética tem como objetivo facilitar, explicar, tirar dúvidas, produzir apostilas de exercícios resolvidos para os estudantes de Genética do curso de Medicina. Ela consiste apenas em atividades teóricas, não havendo práticas.

Composta por 6 monitores.

Atividades semanais sendo realizado, em média, 1 monitoria, online ou presencial, por semana por duplas selecionadas, sendo que a divisão de duplas e afazeres ocorrem após a seleção de todos os membros.

Os monitores ficam dispostos a ajudar em dúvidas dos alunos, sendo que em momentos mais próximos as provas podem ocorrer mais monitorias que o habitual.

É pedido para os monitores que compareçam nas provas da disciplina para ajudar o docente na aplicação da prova.

➛ Monitoria de Neuroanatomia

A monitoria de Neuroanatomia possui um formato majoritariamente teorico-prático e tem como objetivo revisar o conteúdo abordado, sanar dúvidas e auxiliar a aplicação de provas quando preciso.

Ela é realizada semanalmente, as quintas-feiras de manhã (09:00h) no laboratório de anatomia, após a aula ministrada pelo preceptor e conta com, geralmente, de quatro (4) a cinco (5) monitores.
Os monitores, além de possuírem um grupo de dúvidas no WhatsApp com os acadêmicos, para que assim, eles possam sanar suas dúvidas a hora que quiserem, também podem marcar monitorias extras e revisões teóricas quando solicitadas.

Serão aceitos acadêmicos a partir do terceiro (3°) período e o processo seletivo consta com uma prova teórica, podendo ser tanto objetiva, quanto discursiva, com um número variável de questões e vagas, a qual varia de acordo com a necessidade de monitores.

4º Período

➛ Monitoria de Farmacologia

A monitoria de Farmacologia tem como objetivo dar um suporte teórico ao estudante do 3º período que esteja cursando a disciplina.

Em média, são 6 monitores designados que auxiliam em um esquema semanal de tira-úvidas, que pode ser tanto online, como presencial, ficando a critério do monitor. Além disso, auxiliam também na aplicação das provas da disciplina.

Para concorrer no processo seletivo, basta ter sido aprovado na disciplina de Farmacologia.

➛ Monitoria de Imunologia

A monitoria de Imunologia é dividida em prática e teórica:
- Prática: realiza-se um rodízio, no qual cada monitor, a cada 5 semanas, acompanha das 13:30 até as 18:40 nas sextas feiras a aula prática do professor referente a matéria de Imunologia; sendo atribuídas 6 horas a cada monitoria.

- Teórica: cada monitor tem autonomia mostra gerenciar suas monitorias teóricas referentes a assuntos já abordados em sala de aula pelo docente, sendo essas monitorias um tira dúvidas ou uma revisão do conteúdo; Sendo atribuída 1 hora a cada monitoria.

A seleção se dá pela nota final obtida na disciplina após sua conclusão, sendo ofertadas 6 vagas por semestre, sendo essas preenchidas conforme desistência de monitores antigos ou no caso de um deles ter atingido o máximo de tempo permitido.

➛ Monitoria de Microbiologia

A monitoria de Microbiologia é dividida em prática e teórica:
- Prática: realiza-se um rodízio, no qual cada monitor, a cada 3 semanas, acompanha na segunda das 15:20 às 17:50 ou nas quartas no mesmo horário, dependendo da disponibilidade do monitor, este tem autonomia para escolher sua preferência de acompanhar nas segundas ou quartas a aula prática do docente que ministra a disciplina de Microbiologia, de forma que são atribuídas 3 horas a cada monitoria.

- Teórica: cada monitor tem autonomia para gerenciar suas monitorias teóricas referentes a assuntos já abordados em sala de aula pelo professor, sendo essas monitorias um tira dúvidas ou uma revisão do conteúdo, de modo que é atribuída 1 hora a cada monitoria.

A seleção se dá pela nota final obtida na disciplina após sua conclusão, sendo ofertadas 6 vagas por semestre, sendo essas preenchidas conforme desistência de monitores antigos ou no caso de um deles ter atingido o máximo de tempo permitido.

➛ Monitoria de Parasitologia

A monitoria de Parasitologia tem como objetivo o contato do acadêmico com alguns dos organismos responsáveis pelas doenças parasitárias humanas apresentados na parte teórica da disciplina.

A monitoria tem caráter misto, prático e teórico. A vertente prática da monitoria utiliza o microscópio como meio de visualização do parasita pelo acadêmico, permitindo observar algumas das estruturas morfológicas apresentadas em sala de aula. Junto à esse trabalho de observação, a vertente teórica da monitoria elucida os meios de diagnóstico e tratamento. Somadas, as características prática e teórica visam a formação de um profissional com uma visão mais apurada do que se é estudado, trazendo para a realidade toda a morfologia e fisiologia dos diferentes agentes etiológicos, assim como a clínica de tratamento.

Atualmente ocorre nos Laboratórios de Microscopia da Faculdade Assis Gurgacz e ocorre de maneira semanal, tendo os monitores um regime quinzenal de rodízio.

Os 24 monitores são organizados em grupos e atuam na forma de rodízio quinzenal. Estão disponíveis em laboratório para sanar dúvidas pontuais sobre o conteúdo ensinado no dia, assim como estão aptos a auxiliar na preparação de material para a aula, na aplicação de provas, em monitorias extras da disciplina e também ministrar revisões e plantões de dúvidas para os cursantes da disciplina.

A seleção é feita no início de cada semestre letivo e a escolha dos monitores depende da forma avaliativa escolhida entre o professor da disciplina e o monitor supervisor vigente daquele semestre.

➛ Monitoria de Patologia

A monitoria de Patologia tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos teóricos obtidos na disciplina e aproximar o estudante dos processos fisiopatológicos desencadeados por algumas enfermidades.

Utilizando a microscopia óptica, os alunos têm acesso à lâminas patológicas que elucidam o processo estudado, junto de um reforço teórico realizado pela professora nas aulas práticas.
Atualmente, a monitoria ocorre nos Laboratórios de Microscopia da Faculdade Assis Gurgacz e ocorre de maneira semanal, tendo os monitores um regime quinzenal de rodízio.

Os 12 monitores são organizados em grupos e atuam na forma de rodízio quinzenal. Estão disponíveis em laboratório para sanar dúvidas pontuais sobre o conteúdo ensinado no dia, assim como estão aptos a auxiliar na preparação de material para a aula, na aplicação de provas, em monitorias extras da disciplina e também ministrar revisões e plantões de dúvidas para os cursantes da disciplina.

A seleção é feita no início de cada semestre letivo e a escolha dos monitores depende da forma avaliativa escolhida entre o professor da disciplina e o monitor supervisor vigente daquele semestre

5º Período

➛ Monitoria de Anatomia Patológica

A monitoria de Anatomia Patológica tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de quem já passou pela disciplina, aprofundando no estudo das patologias apresentadas na disciplina e com isso desenvolvendo as habilidades apresentadas por esta matéria.


As monitorias são teóricas e práticas, acontecendo semanalmente, as quais em média participam 10 monitores.
Ela ocorre nos laboratórios, em salas de aula ou em geral reuniões on-line, conforme a disponibilidade e necessidade da turma.
Sendo que, dentro da monitoria de anatomia patológica temos a modalidade prática , onde o acadêmico vai até o laboratório auxiliar na visualização das lâminas e a teórica onde os monitores montam slides e fazem uma breve revisão do conteúdo dado pelo docente.
Faz parte também da monitoria teórica a correção de resumos feitos pelos alunos e o que esclarecimento das dúvidas durante o desenrolar da monitoria.

Além disso, os monitores organizam e auxiliam na aplicação das provas da disciplina.

➛ Monitoria de Habilidades Médicas (PASS)

A monitoria de Habilidades Médicas (PASS) tem como objetivos consolidar os conhecimentos adquiridos durante a passagem da disciplina de PASS, intensificar e assegurar a cooperação entre os estudantes e professores do curso de medicina e permitir o aprofundamento teórico por meio da mediação das práticas acadêmicas desenvolvidas durante as monitorias.


A monitoria de Habilidades Médicas é composta por atividades práticas semanais. Sendo em média composta por 40 monitores no total.

Suas atividades ocorrem nos laboratórios de Semiotécnica 1 e 2. Além das práticas em laboratórios, podemos auxiliar, quando solicitado, nas aplicações das provas de PASS.


Poderão se inscrever, para a prova de monitoria, acadêmicos de medicina da FAG que estejam cursando o 5° período em diante e que tenham sido aprovados na disciplina de PASS. A aprovação do acadêmico na prova garante sua permanência nas atividades da monitoria pelo período de até 1 ano.

➛ Monitoria de Propedêutica

A monitoria de Propedêutica Médica tem como objetivo orientar os acadêmicos, esclarecer possíveis dúvidas referentes ao conteúdo abordado em sala de aula, e se necessário, exercitar a disciplina em ambiente hospitalar, sendo majoritariamente teórica, e com eventuais práticas no Hospital São Lucas - HSL, se houver disponibilidade do monitor.


Em média, a monitoria conta com 6 a 10 monitores e suas atividades são realizadas conforme a necessidade da turma, podendo acontecer reuniões presenciais semanalmente, ou os acadêmicos podem tirar eventuais dúvidas sempre que necessário com algum monitor pelo Whatsapp. As aulas ocorrem em sala de aula na FAG e/ou no HSL, como citado anteriormente.


Os números de celular dos monitores ficam disponíveis para a turma, e assim, os alunos podem tirar dúvidas individualmente ou entrarem em contato para pedirem uma aula específica ou um tira dúvidas em grupo. O plantão de dúvidas está sempre disponível para os alunos, sendo o Whatsapp a ferramenta mais fácil para escolher o monitor que desejar.
Os monitores normalmente não aplicam e não organizam as provas da disciplina, porém ficam disponíveis para caso o professor necessitar de auxílio.


A monitoria funciona conforme a necessidade dos alunos. Os monitores ficam disponíveis para tira dúvidas, aulas teóricas e/ou práticas acerca do conteúdo ministrado em sala de aula e de Anamnese no geral. O aluno ou grupo de alunos interessados devem entrar em contato com o monitor que desejar e assim, solicitar uma aula ou dúvida.


No final do semestre, se o monitor deu aulas presenciais, seja na FAG ou no HSL, sua certificação é correspondente às horas de aula dada.


A monitoria de Propedêutica Médica não está integrada a nenhuma liga da FAG e os acadêmicos podem tentar a prova de seleção a partir do 5º período, após concluir a disciplina de Propedêutica Médica.

➛ Monitoria de Técnica Operatória

Em breve...

6º Período

➛ Monitoria de Dermatologia

A monitoria de Dermatologia tem o objetivo de auxiliar os acadêmicos do 5º período no meio prático e teórico, proporcionando um melhor aproveitamento da matéria. As aulas práticas da disciplina ocorrem na Clínica da FAG, nas terças-feiras pela manhã, onde 4 monitores se revezam para orientar os acadêmicos nos atendimentos ambulatoriais e ajudar com eventuais dúvidas.

Além disso, a monitoria conta com revisões teóricas realizadas sob demanda e plantões de dúvidas quinzenais, os quais ocorrem de modo presencial, bem como auxiliam na aplicação das provas.

➛ Monitoria de Nefrologia

A monitoria de Nefrologia tem como objetivo a integração dos acadêmicos nos estudos da disciplina de maneira ampla, apresentando como pilar o melhor entendimento da matéria, aprofundamento nos assuntos, discussão de casos clínicos. Assim, desse modo, busca a formação de médicos mais experientes diante do controle hidroeletrolitico e das doenças agudas e crônicas renais.


A monitoria atua em modo teórico presencial nas salas da FAG, com 4 monitores por semestre que atuam em aulas quinzenais dos assuntos abordados em sala de aula e no auxílio da aplicação de provas dessa disciplina.

➛ Monitoria de Urologia

A monitoria de Urologia é teórica e tem como objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos no quinto período, bem como auxiliar os alunos que estão passando por essa matéria.

Contamos, em média, com 4 monitores por semestre que fornecem horários fixos semanais aos alunos, orientando sobre as provas, montando revisões e sanando as dúvidas, seja presencialmente, seja por reuniões virtuais.

7º Período

➛ Monitoria de Cardiologia

A monitoria de Cardiologia tem como objetivo estudar mais, revisar e orientar os acadêmicos sobre a disciplina, sendo teórica e prática. Somos em um total de 8 monitores e essa é a média que se mantém.


As monitorias práticas são ministradas com a finalidade dos acadêmicos fixarem melhor determinadas habilidades importantes da disciplina, como aferição de pressão arterial, exame físico cardiovascular e laudar exames de eletrocardiogramas. Geralmente ocorrem no Laboratório de Habilidades da FAG.

Já em relação a teoria, os monitores se colocam à disposição para tirar dúvidas via WhatsApp. Ademais, próximo à data da prova, existe uma revisão geral presencial sobre todos os temas ministrados do bimestre.

Além disso, auxiliamos na aplicação de provas da disciplina juntamente com o professor responsável e membros da coordenação.

➛ Monitoria de Endocrinologia

A monitoria de Endocrinologia tem como objetivo consolidar os aprendizados da disciplina de Endocrinologia, auxiliando os alunos em possíveis dúvidas, sendo de caráter teórico, com a participação em média de 7 monitores.

As monitorias são dadas anteriormente ás provas, ou seja, ocorrem duas reuniões obrigatórias semestrais, geralmente em sala de aula. Sendo que, os monitores também ficam disponíveis para sanar dúvidas e para auxiliar na elaboração de algum projeto da disciplina, como também auxiliam na aplicação das provas de Endocrinologia.

➛ Monitoria de Neurologia

A monitoria de Neurologia tem como objetivo auxiliar os acadêmicos do sexto período e internato nas dúvidas sobre os conteúdos referentes a disciplina, sendo realizada a partir de plantões de dúvida e eventualmente aulas explicativas (monitoria teórica).

Temos no total 21 monitores visto que a monitoria é conjunta com a liga acadêmica, sendo assim alunos a partir do sexto período podem ingressar por meio do processo seletivo realizado todo semestre com uma prova teórica objetiva. As monitorias ocorrem de acordo com procura/interesse dos acadêmicos.

8º Período

➛ Monitoria de Pediatria

A monitoria de Pediatria tem como objetivo ensinar os internos do ciclo de pediatria do 5º ano, como funciona os plantões detalhando tudo sobre a enfermaria (bucho, modelos, admissões, evoluções, exame físico neonatal, capurro somático e neurológico, prescrições, testes de triagem neonatal, alta hospitalar). Além de, ensinar através da prática e teoria sobre a Manobra de Heimlich, sala de parto, cuidados da primeira hora de vida e reanimação neonatal.


São em média 10 monitores e as monitorias acontecem com a frequência que rodam os ciclos do internato. As monitorias ocorrem no laboratório de práticas do Hospital São Lucas.


A monitoria de Pediatria está vinculada com a liga de pediatria LAPED e para fazer parte deve passar pelo processo seletivo que ocorre todo início de semestre, estando apto a partir do 5ºperíodo.

➛ Monitoria de Ginecologia e Obstetrícia

A monitoria de Ginecologia e Obstetrícia é oferecida pela LIAGO, Liga Academica de Ginecologia e Obstetrícia da FAG, a qual oferece vagas todo semestre aos acadêmicos a partir do 7º período.

Tal monitoria é ministrada aos internos que estão passando no ciclo de GO tem como objetivo mostrar aos acadêmicos como diagnosticar variações dos partos vaginais, como parto pélvico e distocia de ombro, além de demonstrar como funciona o parto vaginal na prática (através da boneca). Ademais, a monitoria apresenta o tema “hemorragia pós-parto”, mostrando como diagnosticar e as melhores condutas frente ao quadro.

São em média 2 monitores por monitoria, sendo que cada membro da liga deve ministrar pelo menos uma aula por semestre.

A monitoria ocorre semanalmente de forma presencial no ambulatório de habilidades da FAG.